Após dois dias, o Seminário Capacita Brasil, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Fortaleza, se encerrou com palavras do presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, “Estamos encerrando esse momento e queria me despedir de vocês esperando retornar em breve. Precisamos ter planejamento e ação porque assim conseguiremos expandir nossa atuação.” Em seguida, o presidente convidou a equipe da Fenapaes para discorrer algumas palavras e agradeceu a todos pela presença nesses dois dias de trabalho árduo. O sentimento unânime foi de gratidão pelas trocas de experiência, de amizade e de aprendizado.
Os 180 profissionais que participaram do seminário ficaram satisfeitos com o resultado obtido e do que a Apae Brasil ofereceu em termos de capacitação e orientação às unidades do estado do Ceará.
O presidente da Apae de Canindé, Alessandro Jucá, explicou que o programa Capacita é um apoio mais que necessário para os profissionais das Apaes de todo o Brasil. “Todos nós precisamos de motivação para trabalhar. Precisamos ser orientados. Essa capacitação é um zelo que a Federação está tendo conosco. Saio daqui hoje com várias ideias, renovado e acredito que essa troca só nos fortalece como movimento”, ressaltou.
Maria José, presidente da Apae da Forquilha, tem uma filha chamada Kananda, de 22 anos, com deficiência intelectual e múltipla. Kananda foi a inspiração quando ela, ao lado de outros pais, resolveu criar a Apae do município há 17 anos. “Passei cinco anos pegando seis transportes com a minha filha no colo para levá-la à Apae de Sobral”, conta Mazé. A necessidade e o amor pela causa fazem com que Mazé continue a lutar. "A luta não é só pela minha filha, mas por toda a família Apaense que sinto que depois desse seminário está mais unida que nunca”, enfatizou.