A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) lançou, nesta terça-feira (21), o projeto APAE é 11 – Futebol Solidário em Favor da Pessoa com Deficiência. A proposta é dar maior visibilidade à causa do Movimento Apaeano por meio de um evento beneficente. Os portões serão abertos ao público a partir das 14h do dia 30 de novembro, tendo como ingresso a doação de 1kg de alimento não perecível.
A programação do evento, terá o jogo beneficente - promovido pelo ex-jogador, senador Romário Farias, que esteve presente no lançamento do evento, e seus convidados -, música, esporte e arte inclusiva, tudo organizado por voluntários e parceiros da Apae-DF, instituição reconhecida por seu trabalho de educação profissional e inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mundo de trabalho.
Nosso desafio é justamente garantir que as pessoas com deficiência consigam seu espaço no mundo do trabalho ou, pelo menos, uma maior autonomia que favoreça sua qualidade de vida. Um evento como esse é importante justamente por dar visibilidade ao nome da APAE, o que só é possível com o apoio de muito parceiros. Por isso eu agradeço ao Senador Romário por mais essa parceria, declarou a presidente da entidade, Diva Marinho.
Fundada em 1964, a Apae-DF beneficia mais de 500 jovens e adultos com deficiências intelectual e múltipla por ano, oferecendo oficinas de educação profissional, programa acadêmico, atendimentos socioeducativos, serviços de inserção e acompanhamento no mundo do trabalho, além de diversos outros projetos de saúde, arte, esporte, cultura e lazer. As ações são realizadas em quatro unidades de atendimento – localizadas na Asa Norte (sede), Ceilândia, Sobradinho e Guará –, sempre de forma gratuita, pois são financiadas por contribuições voluntárias da comunidade, por parcerias específicas com o governo e empresas e/ou por eventos beneficentes em geral.