O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, desembarcou na última quinta-feira (11) em solo gaúcho para prestigiar as comemorações dos 50 anos da Apae de Santo Ângelo. Na ocasião, foram realizados inúmeros atos em homenagem à associação, fundada em 15 de novembro de 1971.
As solenidades contaram com a participação dos presidentes da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), Afonso Tochetto, e da Apae local, Adão Lago Pinto; do prefeito Jacques Barbosa; de lideranças do município e do Estado; de Vitor Kleinübing e Fernanda Gonçalves, alunos e autodefensores; e de membros da organização no município, como a gerente administrativa Janira Mânica e a coordenadora pedagógica Ângela Colla de Almeida.
Foram dois atos no auditório da instituição, iniciando com sessão solene da Câmara Municipal, proposta pela vereadora Jaqueline Possebom (PDT). Na oportunidade, a parlamentar entregou uma placa comemorativa. Na sequência, o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) concedeu a Medalha da 55ª legislatura da Assembleia gaúcha, honraria em reconhecimento à atuação da Apae.
Também ocorreram as inaugurações do Jardim Sensorial e do espaço para treinamento das atividades de vida diária, além do lançamento de uma revista destacando as áreas de atuação e fatos que marcaram a trajetória da Apae de Santo Ângelo.
Ainda durante as festividades, o presidente José Turozi recebeu do prefeito Jacques Barbosa a Cruz Missioneira, conhecida como cruz de quatro braços. Usada pelos jesuítas e índios na Região das Missões, a cruz é considerada como um amuleto, uma proteção espiritual contra todos os males.