Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - AL

Federação das Apaes do Estado de Alagoas - AL

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Presidente da Apae Brasil recebe homenagem por atuação no fortalecimento de luta pelas pessoas com deficiência

Prêmio Reconhecer foi concedido pela Feapaes da Bahia durante evento em Salvador

Ana Carolina Santana e Felipe Menezes

29/08/2025

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), prof. Jarbas Feldner de Barros, esteve nesta quinta-feira (28) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, para participar do ato público “Inclua nossa voz: protagonismo, inclusão e cidadania da pessoa com deficiência”, promovido pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA). Na oportunidade, o líder do movimento apaeano recebeu o Prêmio Reconhecer, que valoriza personalidades, instituições e projetos que têm se destacado no fortalecimento de luta pela defesa, garantia e promoção de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. Clique aqui para assistir.


A cerimônia também foi prestigiada pelo vice-presidente e o 1º diretor Financeiro da Fenapaes, Léo Loureiro e Narciso Batista, respectivamente; pelos presidentes da Feapaes-BA e da Apae de Salvador, Moana Meira e Derval Evangelista; pelos autodefensores estaduais, Ítalo Leonardo e Agda Alves; e pelos gerentes Administrativo Financeiro e Institucional da Fenapaes, João Batista e José Marcos. Ainda estiveram presentes pessoas com deficiência e suas famílias, personalidades e autoridades, como o deputado estadual Rosemberg Pinto; o secretário nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte (MEsp), Fabio Araujo; e o diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Edgilson Tavares.


O evento integrou a programação de ações da Feapaes baiana para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025, no intuito de celebrar conquistas e conscientizar a sociedade brasileira acerca da luta contínua pelos direitos dessas pessoas e suas famílias. Além disso, a solenidade marcou o lançamento da primeira edição do Prêmio Reconhecer, iniciativa da Federação estadual que simboliza as origens e a força que sustentam o movimento apaeano. O prof. Jarbas foi contemplado com a honraria Atuação Institucional. As outras dez categorias são: Inspiração, Esporte, Protagonismo, Artes, Comunicação, Gestão Pública, Ensino e Pesquisa, Defesa e Garantia de Direitos, Ação Social e Menção Honrosa.


“Essa homenagem é muito mais do que só para mim; ela é para toda a Federação Nacional das Apaes, para a nossa diretoria [executiva], para os nossos funcionários. E podem ter certeza que a forma como nós vamos continuar retribuindo a todos vocês é com o nosso trabalho e a nossa dedicação”, afirmou.


Inclua nossa voz


Durante o seu discurso, o presidente da Fenapaes destacou a importância da escuta dos desejos das pessoas com deficiência, pontuando, ainda, o que esperam receber da sociedade, a exemplo de respeito, oportunidade e serem ouvidos.


“A partir daquilo que nós ouvimos deles, dos desejos deles, vendo-os e interpretando o que eles desejam, é que eles terão suas vidas transformadas e respeitadas dentro da sociedade”, afirmou o prof. Jarbas Feldner, frisando o vigor do tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025 – “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!” –, construído de forma ativa e colaborativa pelos autodefensores. “Esse é o grito que nós estamos levando para toda a sociedade brasileira. Incluam nossa voz, nos ouçam, deixem que manifestemos aquilo que queremos e como devemos caminhar”, acrescentou.


O líder do movimento apaeano aproveitou a ocasião para reforçar o comprometimento da atual gestão da Fenapaes em potencializar a Rede Apae Brasil, atualmente presente em 26 estados e no Distrito Federal e em 2.265 municípios, visando à melhoria contínua dos programas e serviços prestados às pessoas com deficiência e suas famílias nas áreas de assistência social, educação, saúde, inclusão no mundo trabalho, esporte, arte e cultura, entre outras.


O vice-presidente Léo Loureiro corroborou as palavras do prof. Jarbas, salientando a dimensão do trabalho desenvolvido pela Rede Apae, bem como a relevância da articulação política para a causa das pessoas com deficiência e suas famílias.


“Saio daqui com um sentimento de gratidão, de dever cumprido e de saber que a gente está no caminho certo. Como costumo dizer: nós não carregamos bandeira, porque bandeira se carrega e se deixa. Nós temos missão de vida”, disse.


Políticas públicas


A presidente Feapaes da Bahia, Moana Meira, realçou que o ato público ocorrido na Assembleia Legislativa precisa ser entendido como uma oportunidade de reconhecimento, e não somente como mais um evento.


“Que seja um marco, um ponto de partida para que, de fato, a voz das pessoas com deficiência seja ouvida e respeitada. Que nossa voz, além de ser incluída, também seja a voz principal na construção de políticas públicas para o presente no qual estamos vivendo”, ressaltou.


Já o presidente da Apae de Salvador, Derval Evangelista, sublinhou que a Semana Nacional é um momento de reflexão e ação, e que, apesar de conquistas e avanços, as pessoas com deficiência e suas famílias enfrentam desafios diariamente. Segundo Derval, valorizar a diversidade é uma responsabilidade de toda a sociedade.


“Acreditar no potencial de cada pessoa, independentemente de suas limitações, é um ato de humanidade e de visão. Porque uma sociedade que valoriza a diversidade é uma sociedade que se fortalece em todos os aspectos”, declarou.


União e visibilidade


Ao abordar a importância da escuta ativa e do acesso a oportunidades, Ítalo Leonardo salientou que o tema da Semana Nacional de 2025 é um lembrete de que cada pessoa tem valor, potencial e o direito de ser ouvido, respeitado e incluído.


“Nós, pessoas com deficiência, não somos invisíveis nem incapazes. Temos sonhos, talentos e muito a contribuir com a sociedade, mas para que isso aconteça, precisamos de oportunidade”, afirmou o autodefensor. “A luta por acessibilidade e inclusão não é apenas nossa, é uma luta de toda a sociedade, porque uma sociedade só é verdadeiramente justa quando é construída com todos e para todos”, completou.


Já para Agda Alves, a campanha é um momento de visibilidade, sendo uma ferramenta para lutar por direitos e de combater o preconceito e a discriminação. De acordo com a autodefensora, a deficiência jamais a impediu de sonhar.


“O que muitas vezes me impediu foi falta de acesso, inclusão e escuta. Queremos participar das decisões, estar nas discussões sobre políticas e que a acessibilidade não seja um favor, mas uma obrigação cumprida com dignidade”, destacou Agda, evidenciando a necessidade de ouvir e dar vez e voz às pessoas com deficiência. “A minha presença aqui é uma prova de que quando alguém acredita, quando a família apoia, quando a Apae fortalece, quando o poder público escuta, nós conseguimos chegar longe. Mas ainda temos muito a conquistar, porque há portas fechadas.”

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaeal.org.br

null - Alagoas - AL

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!