Felipe Menezes
09/02/2024
Link copiado com sucesso!!!
O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Jarbas Feldner de Barros, participou nesta quarta-feira (7), na cidade de Vitória, da cerimônia de posse da nova diretoria executiva e dos conselhos Fiscal e de Administração da Federação das Apaes do Estado de Espírito Santo (Feapaes-ES). A entidade será conduzida por Maria das Graças Vimercati, mãe de Thayna, pessoa com deficiência intelectual. Clique aqui para conferir as fotos.
Realizado no auditório do Hotel Golden Tulip, o encontro contou com a presença do 1° diretor-secretário da Fenapaes, Vanderson Gaburo; da autodefensora nacional, Paula Nascimento; dos autodefensores estaduais, Matheus Gomes de Souza e Dayani Prates da Silva; dos presidentes das Apaes capixabas e das coirmãs Vitória Down e Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes); e da primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande.
Também estiveram presentes diversas autoridades políticas e representantes de instituições parceiras: Fabiano Contarato, senador; Bispo Alves e João Coser, deputados estaduais; Miguel Paulo Duarte Neto, secretário de Estado de Saúde; José Tadeu Marino, subsecretário de Estado de Atenção à Saúde; João Bosco Dias, assessor da Secretaria da Casa Civil; Carlos Ajur, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo (Fepestalozzi-ES); Neidy Christo, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES); Maristela Lugon, gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência; Brunno Luiz Teixeira Costa, chefe de gabinete do deputado estadual Bruno Resende; Renata Medice de Medeiros, assessora parlamentar do deputado estadual José Esmeraldo; Genilza Pignaton, chefe de Vendas dos Correios; Amós Alves de Souza, diretor-presidente da Sollo Brasil; Paula Martins, gerente executiva do Instituto Américo Buaiz; Vinícius Ribeiro de Freitas, diretor da DVF Educação Empresarial e associado da Fundação Dom Cabral; Cosme Péres, diretor de Gestão de Pessoas do Grupo Carone; Roberto Schulze, sócio-proprietário da Singular Contabilidade; e Hércules Silveira, ex-deputado estadual e parceiro do movimento apaeano.
Em seu discurso, o prof. Jarbas destacou que o grande desafio do movimento apaeano será no sentido de reforçar que a pessoa com deficiência precisa de respeito e oportunidades, e não de piedade e caridade. De acordo com ele, “cabe à sociedade romper as barreiras culturais que nos separam da deficiência”.
“A sociedade precisa olhar para a pessoa com deficiência não pela deficiência, mas por aquilo que ela é, por suas competências, eficiências, talentos e habilidades, dar oportunidades porque elas vão surpreender”, ressaltou o presidente, que fez um breve relato de sua história pessoal e trajetória no movimento apeano, enfatizando que a razão de toda a caminhada da família é sua filha caçula, Maria Clara, que tem deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA).
Na oportunidade, Jarbas Feldner de Barros afirmou que o trabalho da Federação Nacional será concentrado na essência do movimento apaeano: assistência social, fortalecendo as famílias e os autodefensores. Segundo o dirigente, o propósito é fazer com que as ações, tanto da saúde quanto da educação e da assistência, sejam integrais e integradas, para que possam trabalhar juntos em favor dessas pessoas. Além disso, reforçou às equipes presentes a necessidade de as ações e de o apoio também serem direcionados às famílias.
“Deixem as famílias participar. Esse é o recado que eu quero dar a vocês: fortalecer o papel das famílias e permitir que elas participem da vida da sua Apae. Porque o movimento é de pais e de amigos das pessoas com deficiência”, corroborou.
Durante a sua fala, o prof. Jarbas aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido por Vanderson Gaburo à frente da Feapaes do Espírito Santo, além da parceria ao longo dos anos no movimento apaeano, e desejou a Maria das Graças Vimercati êxito na caminhada.
“A Graça sabe das agruras que nós, pais de pessoas com deficiência, passamos, das dificuldades. Mas sabe também que nós vamos redobrar os nossos esforços para que possamos continuar. Graça, conte com o nosso apoio. Um abraço a todos, e vamos juntos – amigos, famílias e pessoas com deficiência – unidos em favor da nossa causa”, concluiu.
Lutas e vitórias
Ex-presidente da Feapaes capixaba, Vanderson Gaburo agradeceu a todos que contribuíram nos últimos seis anos para o fortalecimento da organização. Ele afirmou que, apesar dos momentos difíceis, a instituição, fundamentada no trabalho em equipe, venceu os obstáculos e colocou as pessoas com deficiência na agenda pública e entrega, atualmente, um movimento organizado e mais forte em sua missão.
“Penso que honramos a história de vida de milhares de famílias e de pessoas com deficiência, que, em seu tempo, ajudaram a construir esse movimento de quase 70 anos no Brasil e quase 60 anos no Estado. E isso só foi possível graças à união de forças, aos parceiros que foram se juntando a essa causa, ao governo do Estado, que dá voz e vez para nosso movimento e à nossa causa. Essa luta é de todos nós e as vitórias também”, disse Vanderson, que, além de 1° diretor-secretário da Apae Brasil, seguirá na Feapaes-ES como diretor Social.
Além disso, Vanderson elogiou e desejou sucesso a Maria das Graças Vimercati na condução dos trabalhos, dando, consequentemente, continuidade a uma gestão dialogada e coletiva. Segundo ele, a Feapaes-ES precisa seguir firme na luta pelo fim das barreiras que impõem limitações para a plena participação social das pessoas com deficiência.
“Temos que perseguir o melhor e aquilo que as pessoas com deficiência precisam e merecem. Que elas possam falar e apontar os seus próprios caminhos. Esses são compromissos que não podemos abrir mão e certamente não o faremos”, concluiu.
Ampliar ações
Após ser empossada, Maria das Graças Vimercati manifestou gratidão pela confiança depositada nela, e reforçou a relevância da união das Apaes, coirmãs e dos parceiros para ampliar o trabalho realizado, a fim de fomentar políticas públicas justas e igualitárias e proporcionar serviços cada vez melhores para as pessoas com deficiência e suas famílias.
Integrante do movimento apaeano há anos, Maria das Graças Vimercati, mais conhecida como Graça, já foi presidente da Apae de Vila Velha por dois mandatos, conselheira fiscal da unidade e, até recentemente, exerceu o cargo de 1ª diretora Financeira da Federação Estadual.
“Sabemos dos desafios, mas juntos nos fortalecemos, dando o melhor de nós. Dessa forma, não podemos fraquejar com as nossas reivindicações, uma vez que o nosso objetivo é desenvolver ações de articulação com o poder público, o setor privado e a sociedade civil, visando à defesa e os direitos da pessoa com deficiência e suas famílias”, frisou a nova presidente. “Ainda temos muito a fazer. A responsabilidade por construir uma sociedade inclusiva é de todos: pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, poder público, empresas, instituições religiosas. É essa caminhada que seguiremos fazendo”, acrescentou.