Eleita no dia 30 de novembro de 2023, durante a Assembleia Geral Ordinária no 27° Congresso Nacional das Apaes, na cidade de Maceió (AL), a nova diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) já iniciou nesta semana os trabalhos. A administração, que será presidida pelo professor Jarbas Feldner de Barros e firmada sob o lema “Por Maria Clara” (sua filha com deficiência intelectual), foi aclamada para liderar a entidade pelo próximo triênio (2024-2026).
A diretoria é composta por nove integrantes: Jarbas Feldner de Barros (presidente), de Minas Gerais; Alesson Loureiro Cavalcante (vice-presidente), de Alagoas; Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo (1º diretor-secretário), do Espírito Santo; Ilda da Conceição Salvático (2ª diretora-secretária), de Rondônia; Narciso José Batista (1º diretor Financeiro), da Bahia; Ottão Pereira de Almeida (2º diretor Financeiro), de Mato Grosso do Sul; Neuza Soares de Sá (diretora Social), do Paraná; Maria de Fátima Dalmédico de Godoy (diretora de Patrimônio), de São Paulo; e Rosane Teresinha Jahnke (diretora para Assuntos Internacionais), de Santa Catarina. Já os conselheiros fiscais: Eduardo Motta Caldieraro (Rio Grande do Sul), Armando Mendes dos Santos (Pará) e Milton Gontijo Ferreira (Minas Gerais), como titulares; e Keyla Linez de Vasconcelos Santana (Piauí), Edson da Silva Júnior (Goiás) e Carlos Mariz Moura de Melo (Sergipe), como suplentes.
De acordo com o prof. Jarbas, a Federação Nacional, tendo a assistência social como carro-chefe, trabalhará diariamente para que seja um meio fundamental de apoio às Federações Estaduais (Feapaes) e, principalmente, a todas as Apaes do país, onde verdadeiramente se desenvolve o movimento e o trabalho apaeano.
“O movimento apaeano é referência no Brasil e no mundo. Mas precisamos ir à ponta, conhecer as realidades e os anseios das Apaes – que são a base do nosso movimento, onde tudo acontece –, para que, juntos, nós possamos superar as barreiras, fortalecer a nossa causa, o nosso ideal, e construir um novo tempo. Por isso, com o apoio de todos, e com a ativa e efetiva participação das Coordenadorias dos Autodefensores e da Família, dos coordenadores nacionais, sobretudo da Assistência Social, da diretoria executiva e do Conselho de Administração, vamos dar início ao nosso plano de ação, colocando em prática propostas que tragam novos e melhores resultados, visando, consequentemente, a potencialização da marca Apae Brasil perante a nossa sociedade e o mundo, fundamentadas na vigorosa defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias e no aprimoramento dos serviços”, afirmou o presidente da Apae Brasil.