É com muito pesar que a rede apaeana se despede da colaboradora Profa. Dra. Izabel Neves Ferreira, ministrante de cursos no Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa. Ela teve uma vida dedicada às pessoas com deficiência, com destaque para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, atuando como psicóloga e professora na Apae do Rio de Janeiro e Apae Brasil e foi incansável nas orientações e apoio às demandas apaenas.
A Apae Brasil se despede agradecendo às decadas de contribuição da professora ao movimento social das Apaes no Brasil, e buscará manter o trabalho vivo em homenagem à sua trajetória e legado. Nesse sentido, serão reeditados, em breve, os cursos e livros da doutora Izabel.
História
Psicóloga e psicopedagoga, doutora em Psicologia Cognitiva (UFRJ) e mestre em Educação Especial (UERJ), Izabel foi professora adjunta de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como docente do Instituto de Psicologia da UERJ, criou o Curso de Especialização em Psicopedagogia, do qual foi coordenadora, supervisora e professora. Como professora do Mestrado em Educação da UERJ, desenvolveu pesquisas na área, em parceria com Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro e com a Apae Rio, com enfoque na formação de professores, nos processos de aprendizagem e na educação de pessoas com deficiência.
Além disso, é autora de diversos artigos e livros, destacando-se "Caminhos das Letras - alfabetização na era digital" em parceria com a Dra. Mara Monteiro da Cruz (2005) e “Autismo e educação Inclusiva”, em parceria com Mara Monteiro da Cruz e outras autoras (2017). Destaca-se o caráter inovador do trabalho dela, em particular, o fato de ter sido uma das responsáveis por introduzir o construtivismo na educação especial e na Apae RJ, em que se dedicou aos estudos das obras piagetianas. Nos últimos anos, ter se dedicado ao uso da tecnologia na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.