A belenense com síndrome de Down Marina Gutierrez Nunes Viana, de 19 anos, se formou, na tarde de quarta-feira (20), em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Estácio, em Belém (PA). Segundo o levantamento mais atualizado do Movimento Down (site referência sobre a temática no Brasil), ela é a primeira paraense Down a concluir os estudos no nível superior que se tem notícia. Marina pretende começar a trabalhar na área, a partir da próxima semana, na empresa de seu pai. 'Estou muito feliz e não achei difícil cursar faculdade. Quero trabalhar com meu pai e fazer cursos de maquiagem', contou.
Marina foi uma das protagonistas do documentário 'Unidos venceremos o preconceito: histórias de superação', produzido pela Apae Belém e Multi Amazônia Brasil, com direção de Alexandre Baena e Romeu dos Santos Neto. O vídeo está disponível no YouTube.
Para Marília Gutierrez, mãe de Marina, o mérito precisa ser comemorado após tanta dedicação. 'Tivemos muita dificuldade nesses dois anos de curso, mas ela sempre foi esforçada. Na época do vestibular, expliquei que ela deveria se dedicar. A partir disso, se dedicou mesmo. Leu, escreveu redação. Tem um potencial enorme', disse. A notícia é do jornal O Liberal.