Desde 1985, proclamado a primeira vez pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é lembrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.
O serviço voluntário além de trazer um retorno intangível em termos de satisfação e bem-estar para quem o pratica, também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente, e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor.
Para a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o voluntário é visto como um empreendedor social, uma pessoa que traz consigo a disponibilidade de mudar a vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, na defesa de direitos e na busca pela inclusão, ou até mesmo com um simples sorriso ou um abraço apertado. É alguém que conhece a importância de compartilhar o que temos de mais precioso: amor, respeito, felicidade, conhecimento, tempo e humildade. O voluntário é uma pessoa evoluida em espírito, mente e coração.
Parabéns a todas essas pessoas que por livre e espontânea vontade doam uma parte do seu tempo a quem precisa.
A Fenapaes se sente honrada em trabalhar com milhares de voluntários em todo o Brasil presentes nas mais de duas mil e cem Apaes. Parabéns pelo engajamento e esforço com a nossa causa. São pessoas como vocês que fazem da nossa missão uma realidade!