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Fenapaes vislumbra no atual MEC novos rumos para Educação Especial e Inclusiva no país

MSWI

26/12/2016

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Em busca de agregar valores e unir forças em prol das pessoas com deficiência, o Ministério da Educação (MEC) dá início a estudos para a atualização e implementação da Educação Especial e Educação Inclusiva no País.

A Coordenadora Nacional de Educação da Fenapaes, Fabiana de Oliveira, passou pelo processo seletivo, para atender a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), juntamente com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) – do MEC.

É notória a reaproximação e o espaço cedido pelo MEC para discutir a Educação Especial, ouvir as necessidades e sugestões da sociedade e de entidades parceiras como a Fenapaes e entidades congêneres. 

Nós estamos passando por um momento muito importante com o Ministério da Educação, com relação ao desenvolvimento de programas e ações. A Fenapaes será ouvida de forma mais direta na apresentação das propostas das unidades educacionais da Rede Apae e poderá acompanhar de maneira mais próxima, a ampliação do processo de Educação Especial e da Educação Inclusiva. Vislumbra-se hoje, um diálogo mais aberto com as instituições de Educação Especial, disse Fabiana.

A coordenadora também falou um pouco sobre como será a sua contribuição junto à pasta. 

Participei de um processo seletivo, que passa por análise de currículo, de documentos e processo seletivo simplificado, para atuar junto ao Projeto do MEC, em parceria com a Unesco, numa forma de consultoria especializada para o desenvolvimento de estudos subsidiários ao processo de identificação das ações de atendimentos educacionais especializados, ofertado pelas escolas, centros especializados, e instituições públicas e privadas aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. É uma ação que está sendo deflagrada e acontecerá em etapas de forma gradativa, brevemente. As metas encontram-se em estudo para serem desenvolvidas nos prazos estabelecidos pelas instituições responsáveis pelo Projeto, ressaltou a coordenadora.

A Secretária da Secadi, Ivana de Siqueira e a Diretora de Políticas de Educação Especial, Patrícia Neves Raposo prestigiaram, na última semana, o Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Educação e Ação Pedagógica das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), na sede da Federação, em Brasília.

Ivana, além de ouvir elogios e alguns dos desafios que as Apaes encontram nos estados, se dispôs a falar um pouco mais da Secadi e da sua volta à Secretaria juntamente com a diretora Patrícia Neves.

O meu retorno e a vinda da Patrícia para a Secadi é motivo de muita alegria e de preocupação por conta dos desafios. Desafios porque a gente encontrou um cenário não só da educação especial, mas em outras áreas, e os números falam mais do que tudo. E o que a gente escuta é que o número de matrículas de alunos nas escolas especiais aumentou nos últimos 20 anos. Mas a inclusão é muito mais do que isso, muito mais do que números.

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