A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) está promovendo uma pesquisa com o objetivo de atualizar os dados referentes às ações desenvolvidas pelas Apaes em 2023 para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Até o momento, a Apae Brasil já capacitou e propiciou o acesso de 10.506 jovens e adultos nos mais diferentes segmentos do mercado de trabalho. Apenas em 2022, por exemplo, foram 2.268 pessoas. Além disso, a organização possui parcerias com várias empresas regionais, nacionais e multinacionais, tais como Burger King, Bureau Veritas e Arcos Dorados – sendo esta a franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e no Caribe.
A organização executa ainda importantes iniciativas e que têm alcançado resultados positivos. Uma delas é o Programa Emprega Apae, baseado na metodologia do Emprego Apoiado (EA), um conjunto de ações de assessoria, orientação e acompanhamento personalizado, dentro e fora do ambiente de trabalho, e realizadas por preparadores laborais e profissionais especializados. A metodologia visa orientar e acompanhar os processos, para que as pessoas com deficiência encontrem e mantenham um emprego formal, oferecendo suporte para essa população, suas famílias e as empresas nas etapas da contratação.
“A partir dos resultados obtidos, nós conseguiremos aprimorar e elaborar ações cada vez mais efetivas de assessoramento, orientação e desenvolvimento dos serviços na área da inclusão no mundo do trabalho, visando assim garantir oportunidades e geração de renda para as pessoas com deficiência. E, para isso, contamos com o apoio de todos”, destaca a coordenadora nacional de Inclusão no Mundo do Trabalho, Iracema Ferreira.
O questionário, que está disponível neste link, pode ser respondido por todas as Apaes, inclusive por aquelas que não ofertam o serviço de inclusão no mundo do trabalho. Em caso de dúvidas ou dificuldades, enviar e-mail para estatistica@apaebrasil.org.br.