A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) prestigiou, no último dia 23, em Vitória (ES), a solenidade em que a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) foi agraciada com o 14º Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. Na cerimônia, realizada no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, o presidente da Fenapaes, José Turozi, foi representado pelo coordenador nacional da Família, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina (na foto, à direita).
O Prêmio Dom Luiz Gonzaga Fernandes leva o nome do líder religioso de origem nordestina – falecido em 2003 – que marcou de maneira definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia. É também uma forma de reconhecer quem luta e lutou pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente.
Com espírito ecumênico, Dom Luís Gonzaga Fernandes extrapolou o título de Bispo Católico para se tornar um pastor e servo do povo e das comunidades. Nossos parabéns aos apaeanos do Espírito Santo por essa merecida premiação, declarou o coordenador nacional da Família, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina. Ele destacou também o fato de a Feapaes-ES receber o prêmio durante o período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018.
Na solenidade, que contou com as presenças do governador Paulo Hartung e de várias autoridades, o 14º Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi entregue ao presidente da Feapaes-ES, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo (na foto, com o prêmio) em reconhecimento ao trabalho da entidade em favor da inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no estado do Espírito Santo. Também foram agraciados o Pastor Oliveira Araújo (in memoriam); o pastor Norberto Berger (in memoriam); Maria Clara da Silva; a Associação Ambiental Voz da Natureza; a Associação de Moradores de Palmeiras (AMOP); e o Projeto Tamar de Vitória (ES).