A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) participou na segunda-feira (27) da solenidade de abertura da 22ª Olimpíadas Especiais das Apaes de Santa Catarina, no município de Lages. A 1ª diretora-secretária, Rosane Teresinha Jahnke, representou a instituição no evento, realizado no Ginásio Jones Minosso e que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas, entre atletas, famílias, presidentes, gestores e profissionais das Apaes. A competição terminou nesta sexta-feira (1º).
A cerimônia contou também com a participação da presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (Feapaes-SC), Alice Kuerten; e de inúmeras autoridades locais, tais como o governador e a vice-governadora, Carlos Moisés e Daniela Reinehr, respectivamente; a primeira-dama Kesia Martins; o prefeito Antônio Ceron; e o deputado federal Vicente Caropreso.
Estatutário e realizado a cada três anos pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), desde 1973, a edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes deste ano acontecerá entre os dias 5 e 10 de dezembro, em Aracaju (SE). Estão previstas 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de todo o país. Serão 11 modalidades nesta 23ª edição, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha). O regulamento estipula que, para chegar às Olimpíadas nacionais, os atletas precisam disputar as seletivas estaduais, que acontecerão até o fim de julho.
Em seu discurso, Rosane Teresinha Jahnke destacou o trabalho desenvolvido pela atual gestão da Feapaes catarinense. De acordo com Rosane, a instituição está dando continuidade à trajetória gloriosa das Apaes do Estado. Além disso, aproveitou a ocasião para agradecer ao governador “pela intensa parceria e pelo apoio às nossas Apaes”.
A diretora-secretária enfatizou ainda a importância dos eventos promovidos pelas Apaes, que colocam a pessoa com deficiência como protagonista, e da união pela eliminação das inúmeras barreiras existentes na sociedade, principalmente as atitudinais.
“Mas felizes constatamos nesta Olímpiadas os heróis de cada dia no nosso movimento”, afirmou. “Como apaeana de corpo e alma, fico orgulhosa com a realização deste evento, que evidencia intensamente a participação da pessoa com deficiência”, acrescentou.
Estiveram presentes 18 delegações, representando 198 municípios. No total, 1.100 participantes, entre atletas, técnicos e equipes de apoio, por exemplo. As modalidades foram atletismo, basquete, bocha (rafa vollo e paralímpica), futsal, handebol, natação e tênis de mesa. As atividades ocorreram no Ginásio Jones Minosso, Ginásio Ivo Silveira, Estádio Vidal Ramos Júnior, Clube Caça e Tiro 1º de Julho, Ginásio da Apae de Lages e Cancha do Buda.