A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) participa desde terça-feira (5) da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, com o objetivo de avaliar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A conferência é promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), com a presença de cerca de 2,5 mil pessoas de todo o país.
A entidade está sendo representada por Ivone Maggioni Fiore, assessora técnica de Assistência Social; Márcia de Carvalho Rocha, superintendente da Apae do Rio de Janeiro; Aline Lima da Silva e Gislaine Martins, assessoras técnicas e delegadas; além do analista de pesquisa Wagner Saltorato, como convidado especial. O autodefensor nacional eleito, Gustavo Silva, também está presente.
Sob o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, esta edição do evento conta com grupos de trabalho e aborda cinco eixos temáticos, sendo, respectivamente, financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.
A conferência também tem por propósito celebrar a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Nesta quinta-feira (7), em frente ao Congresso Nacional, houve uma manifestação em defesa do Suas e em comemoração aos 30 anos da lei. Além disso, no CICB, autoridades que se destacaram na construção do Suas, a exemplo de Eduardo Barbosa, ex-deputado federal e ex-presidente da Apae Brasil, foram homenageadas.