Na última quinta-feira (3), representantes da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) foram à sede do SEST SENAT, em Brasília (DF). As instituições firmaram uma parceria a fim de viabilizar a oferta do projeto Impulsiona, que tem por propósito incentivar pessoas em situação de vulnerabilidade social o interesse profissional pelo setor de transportes.
A comitiva apaeana, liderada pelo presidente Jarbas Feldner de Barros, também contou com Erivaldo Fernandes Neto, diretor-geral da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa; Luciene Carvalho, gerente Institucional da Fenapaes; Graziela Gualberto, assessora técnica da Faculdade Apae Brasil; e Luiz Paulo Souza, tutor de EAD da faculdade.
Na oportunidade, prof. Jarbas conversou com o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e a equipe de analistas responsáveis pelo projeto. A ocasião marcou a assinatura da cooperação técnica entre as duas entidades, que vão se juntar para possibilitar, inicialmente, o atendimento a 200 pessoas com deficiência em diferentes unidades operacionais do SEST SENAT.
Ao manifestar entusiasmo com a parceria, Ladeira afirmou que o projeto Impulsiona tem potencial de se tornar referência e ser expandido para todo o território nacional.
“Nós temos o objetivo claro de trazer empregabilidade para pessoas que, muitas vezes, têm uma vulnerabilidade maior. A gente tem um olhar de cuidado com essas pessoas, para trazer essas pessoas para dentro do setor. O nosso objetivo final é trazer essas pessoas para dentro do setor de transportes, capacitar essa mão de obra e, no fim das contas, trazer dignidade para essas famílias. Vamos começar com 200 vidas, mas eu tenho segurança de que é só o começo de um projeto muito maior, escalável para o Brasil inteiro, e vai ser um case de sucesso com toda certeza", prevê o diretor-adjunto do SEST SENAT.