A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) foi eleita na última quinta-feira (11) para compor o Conselho Nacional de Saúde (CNS) no triênio 2021-2024. A organização será representada pelo coordenador nacional de Saúde e Prevenção, Albanir Santana, que também exerce o cargo de presidente da Apae de Goiânia (GO). A posse ocorrerá no dia 16 de dezembro.
Instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura do Ministério da Saúde, o CNS tem por objetivo fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde do Brasil. É composto por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes.
Entre os segmentos do conselho, a Fenapaes integrará o de entidades e movimentos sociais de usuários do SUS, no subsegmento de entidades nacionais de defesa das pessoas com patologias e deficiências. Os demais segmentos do CNS, segundo seu Regimento Interno, são: profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica), prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde.
Ao comemorar a permanência da Apae Brasil no Conselho Nacional de Saúde, o presidente José Turozi destacou que, ao longo dos anos, a organização vem colaborando de forma enfática para que o órgão possa aprimorar e ampliar direitos, diretrizes, políticas e ações.
“E alcançamos objetivos importantes, por meio do doutor Albanir, um profissional atualizado, competente, dedicado e respeitado por todos. Prova disso é a sua permanência no CNS”, frisou. “Ficamos felizes com a confiança depositada na Apae Brasil e no Albanir, e asseguramos que não mediremos esforços para que milhões de crianças, jovens e adultos com deficiência tenham a oportunidade de viver em um Brasil melhor, com mais qualidade de vida.”