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Fenapaes e Apaes têm Cebas renovado pelos próximos anos

“Certificação vem para corroborar de que estamos no caminho certo”, afirma Ivone Maggioni Fiore, coordenadora de Assistência Social da Apae Brasil

Felipe Menezes

08/06/2022

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O Ministério da Cidadania publicou nesta terça-feira (7) portarias que deferiram a renovação da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e de 26 Apaes. A pasta aprovou ainda a concessão a duas filiadas. As portarias constam no Diário Oficial da União (DOU) e são assinadas pela secretária nacional de Assistência Social (SNAS), Maria Yvelonia.


Concedido pelo governo federal, o Cebas é uma certificação fundamental para as organizações sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades que prestam serviços nas áreas de assistência social, educação ou saúde. É um dos documentos exigidos pela Receita Federal para que essas instituições possam usufruir de isenções das contribuições sociais, tais como a parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e contribuição PIS/Pasep. Também colabora para a celebração de parcerias com os entes públicos e privados e a obtenção de recursos por subvenções sociais. Ademais, possibilita o parcelamento de dívidas com o governo federal.


A Fenapaes protocolou no Ministério da Cidadania seu pedido de renovação em 28 de novembro do ano passado. Dessa forma, o prazo de certificação valerá até 27 de novembro de 2024. Clique aqui para conferir a relação das Apaes, com seus respectivos períodos.


“A certificação é importante para o movimento apaeano. Isso porque o Cebas é uma ferramenta que promove e busca garantir a qualificação das ofertas socioassistenciais essenciais para o bom funcionamento das Apaes e, consequentemente, oportuniza cada vez mais, nas cinco regiões do país, um atendimento de qualidade e excelência às pessoas com deficiência e suas famílias. Mais do que felizes por cumprirmos todos os requisitos há anos, a certificação vem para corroborar de que estamos no caminho certo, alicerçados na qualidade, na seriedade e no profissionalismo ímpar de nossas Apaes”, afirmou a coordenadora de Assistência Social da Apae Brasil, Ivone Maggioni Fiore.


Para ter direito à certificação na área de assistência social, a entidade deve solicitar por meio do Portal de Serviços “gov.br”, inserindo todas as informações e a documentação necessária. Após isso, haverá a fase de análise formal e a decisão do processo. Para saber o passo a passo e qual a documentação a ser encaminhada, clique aqui.

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