A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) deu início na segunda-feira passada (7) ao teste-piloto do aplicativo Apae Brasil, plataforma que será disponibilizada por meio de um programa no celular dos presidentes, gestores e profissionais das Apaes. A Apae de Belém (PA) foi a primeira unidade a realizar o teste, que acontecerá na forma presencial, por cinco dias. Nas semanas dos dias 21 e 28 deste mês, as Apaes de Campinas (SP) e de Paraíso do Tocantins (TO) serão as próximas a executar o teste. A previsão é que o aplicativo seja ofertado para as mais de 2.200 Apaes no ano que vem.
Elaborado pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa e pela empresa Destra, o aplicativo Apae Brasil – que possui caráter pioneiro, inovador e social – é um sistema sofisticado de gestão de informações e serviços. Por meio dele será possível, por exemplo, gerenciar lista de espera, fazer o cadastro digital de todos os assistidos e suas famílias, agendar reuniões, tarefas e visitas, cadastrar cada um dos atendimentos realizados e gerar relatórios para os órgãos públicos com os quais as Apaes têm parceria.
Uma das principais funcionalidades do aplicativo será a avaliação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla a partir do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM). Esse instrumento de avaliação fornecerá informações estatísticas padronizadas e confiáveis acerca das pessoas com deficiência, baseadas na avaliação biopsicossocial. Pelo aplicativo, será possível elaborar planos de atendimento individualizados com um instrumento que é o mais aproximado da realidade nacional e mais adequado para identificar as necessidades de cada assistido, o que vai possibilitar um ganho real na sua funcionalidade.
Além disso, o aplicativo Apae Brasil vai autorizar às Apaes acesso a um banco de dados com informações dos assistidos, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e propiciará um melhor conhecimento das demandas existentes no território de atuação de cada unidade, o que possibilitará o pleito por aumento e diversificação dos atendimentos e ofertas.
“O aplicativo Apae Brasil é uma ferramenta de gestão completa e totalmente gratuita, que nos permitirá também, a partir dos dados e das informações que serão geradas, projetar estratégias de ampliação dos atendimentos de toda a Rede Apae de um ponto de vista nacional”, destaca o presidente da Fenapaes, José Turozi.