O Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, foi recebido em audiência, nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, pela nova Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Solange Vieira. O encontro foi solicitado pelo Presidente José Turozi com o objetivo discutir a possibilidade de a Apae Brasil continuar operando títulos de capitalização na modalidade Incentivo.
Os recursos financeiros advindos dessa fonte tem gerado benefícios a milhares de pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, atendidas pelas 2.200 entidades da Rede Apae. No entanto, segundo a Circular SUSEP nº 569, de 2 de maio de 2018, a Apae Brasil fica obrigada a operar com a nova modalidade de títulos de capitalização, a chamada Filantropia Premiável.
Na reunião com a Superintendente Solange Vieira, o Presidente José Turozi esteve acompanhado do 1º Diretor Financeiro da Apae Brasil, Nilson Alves Ferreira; do 2º Diretor Financeiro, Delton Pedroso Bastos; da Procuradora Jurídica, Rosângela Moro; e do Consultor Miguel Muccillo, Diretor da MDM8.
Durante a audiência, o Presidente da Apae Brasil expôs a importância da parceria com as empresas de capitalização para a captação de recursos destinados ao financiamento dos projetos sociais das Apaes do Brasil.
Manifestamos nossa preocupação frente à implementação do novo produto Filantropia Premiável, a partir de 27 de abril de 2019, sobre a viabilidade do mesmo frente às novas normas, disse o Presidente da Apae Brasil após o encontro.
Sugerimos à Superintendente adiar o início da vigência da nova norma e formar um grupo de trabalho para discutir e estudar alterações entendidas como necessárias para a viabilização do novo produto, sugestão que não foi aceita, acrescentou o Presidente da Apae Brasil, ressaltando, porém, que a Superintendente Solange Vieira assegurou que estará sempre disposta a discutir o aperfeiçoamento das normas no decorrer da implementação do novo produto, para não prejudicar a captação de recursos para as Apaes do Brasil.