Com o objetivo de contribuir com a formação dos profissionais da Rede Apae, de pesquisadores e estudantes, o Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa vai realizar, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), a “II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla”, entre os dias 6 e 10 de dezembro. O evento será gratuito e on-line e com direito a certificado.
A edição deste ano terá como tema “inovações científicas, perspectivas e cenário internacional” e contará com a participação de vários palestrantes renomados do Brasil e exterior. A II Jornada também tem como propósito refletir acerca das perspectivas de futuro no que diz respeito a cuidado, interdependência e autonomia da pessoa com deficiência intelectual, além do cenário internacional e inovações que têm sido produzidas neste campo de estudos.
O presidente da Apae Brasil, José Turozi, ressalta que a organização acredita que o conhecimento é uma ferramenta fundamental. Segundo ele, mais do que ampliar horizontes e perspectivas e contribuir na formação e no desenvolvimento do ser humano, o conhecimento tem o poder de transformar vidas, sobretudo no que diz respeito às pessoas com deficiência.
“Por isso nós temos promovido cada vez mais cursos, fóruns, debates, gratuitos e de alto nível, com importantes parceiros, para trocar experiências e levar informações novas a profissionais, pesquisadores e estudantes e às famílias também. O nosso propósito é contribuir na construção de um Brasil melhor para essa população, que tenha a oportunidade de viver em um país mais inclusivo, com oportunidades, que respeite as diferenças e seus direitos sejam verdadeiramente garantidos”, afirma o presidente.