Depois de uma cerimônia de abertura de encher os olhos, o primeiro dia de apresentações dos artistas do X Festival Nacional Nossa Arte foi ainda mais surpreendente. Dezoito delegações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da categoria de artes cênicas, foram impecáveis e fizeram valer a presença de todos.
As apresentações contaram com a riqueza da cultura regional de cada um dos dezoito estados representados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins, Goiás, Paraná, Rondônia, Piauí, Amazonas, Distrito Federal, Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Diante de tamanha determinação e excelência nas atuações, todos os artistas foram premiados com uma medalha de participação. Inclusive os cinco jurados, Pedro de Oliveira, Marcondes Lima, Carlos Vasconcelos, Yoko Sugimoto e José Clemente de Oliveira, que tiveram a honra de receber a obra exclusiva para o Festival, do renomado artista pernambucano, José Francisco Borges. Popularmente conhecido como J. Borges.