A unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Santarém, no oeste do Pará, completa 40 anos nesta terça-feira, 21 de março, que também marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma solenidade marcou as quatro décadas de fundação da unidade e reuniu alunos, professores, pais, autoridades locais, empresários e convidados que apoiam a ajudam nas ações desenvolvidas no município.
Destaque para apresentações culturais de alunos. O bispo Dom Flávio Giovenale falou sobre a importância da unidade para o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência intelectual. O presidente da Federação das Apae’s do Estado, Emanoel Ó de Almeida Filho, comemorou. Um sentimento de gratidão a comunidade, que sempre apoio as ações. Um sentimento de orgulho também, disse.
Durante a solenidade, houve apresentação da banda de música do 8º Batalhão de Engenharia de Construção. Ainda foi feita a entrega da ampliação do prédio de órteses e próteses. Um momento de festa pelos benefícios aos alunos. Nós reformulamos o centro completamente, tanto em equipamento quanto em instalações físicas. Isso vai ampliar, portanto, os serviços da unidade, afirmou o presidente da Apae Santarém, Willian Coelho.
A Apae atende atualmente aproximadamente 300 alunos e tem como principal missão atender crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, principalmente com síndrome de Down. Todo o atendimento é gratuito, por isso, a ajuda da sociedade é importante para manter a instituição com os serviços em dia. Ao longo desses 40 anos, a Apae celebra conquistas e desafios na região oeste do estado.
Dia da Síndrome de Down A data tem como objetivo mostrar a importância da luta dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais. A data também lembra a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade, respeitando suas limitações. A denominada Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética