Ana Carolina Santana
29/11/2024
Link copiado com sucesso!!!
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realizou nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) o Fórum Nacional de Presidentes e Coordenadores de Assistência Social das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes). O encontro aconteceu em Brasília (DF) e buscou debater estratégias para fortalecer a assistência social, carro-chefe do movimento apaeano.
O fórum foi conduzido pela coordenadora nacional de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, e, além dos presidentes e coordenadores das Feapaes, contou com a participação de membros da diretoria executiva da Apae Brasil, entre eles o presidente Jarbas Feldner de Barros, o vice-presidente Léo Loureiro e o 1º diretor Financeiro, Narciso Batista; os autodefensores nacionais, Gustavo Silva e Paula Nascimento, por videoconferência; os autodefensores suplentes, Victor Augusto Holanda e Maria da Conceição, presencialmente; o gerente Institucional da Fenapaes, José Marcos; os coordenadores nacionais das áreas técnicas; e os procuradores jurídicos Mírian Queiroz e Roberto Salaberry (adjunto).
O evento, que ficou marcado pela entrega dos participantes, teve as mais diferentes atividades, que visaram implementar melhores ações, tanto internas quanto externas, de assessoramento, defesa de direitos, educação permanente, diagnóstico territorial e articulação de movimentos de autodefensoria. O resultado foi a construção coletiva do Pacto de Aprimoramento.
Na oportunidade, o prof. Jarbas frisou a importância do fórum para o alinhamento de propostas que abordem as realidades e especificidades de cada Região do país. “A nossa missão é provocar e estimular a Rede Apae Brasil, para que possamos atender às demandas locais, respeitando as características culturais, históricas e as necessidades de cada unidade”, destacou.
O presidente salientou ainda a relevância da transversalidade entre as áreas de atuação da Rede – assistência social, educação, saúde, esporte e cultura –, sendo um dos pontos principais das discussões do evento. “Nós estamos construindo um trabalho integrado, que permita resultados expressivos no atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias. A nossa proposta será apresentada às Federações Estaduais, que farão os ajustes e implementarão as ações de forma efetiva”, acrescentou.
Avanços
Para Ivone Maggioni Fiore, o fórum representou um marco para a Rede Apae Brasil. “Este evento impacta diretamente a qualidade das ofertas assistenciais. Durante esses dias, nós debatemos o papel das Apaes dentro da política de assistência social, alinhando as nossas ações ao contexto atual e às necessidades das pessoas com deficiência”, explicou.
A coordenadora nacional afirmou também que eventos como esse mostram como a colaboração entre os diferentes serviços fortalece o trabalho coletivo. “Integração é quebrar barreiras. Isto é, estar junto nas atividades, compartilhando os resultados e promovendo o avanço dos usuários. Precisamos levar isso a todas as Apaes do país”, concluiu.
As propostas debatidas para o pacto serão apresentadas às Federações Estaduais para ajustes e implementação. Segundo Ivone, a assinatura do documento reforça o trabalho da Rede Apae em promover serviços que dialoguem com as demandas sociais e fortaleçam a atuação das Apaes em suas comunidades.
“Este fórum é uma oportunidade para que as Apaes se unam em torno de um projeto que será mais um marco para o movimento apaeano”, finalizou o presidente Jarbas Feldner de Barros.