O Coordenador Nacional da Família da Federação Nacional das Apaes, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina, representou ontem (12) o presidente da entidade, José Turozi, no 6º Prêmio Maria Luiza Dadalto. O Evento foi realizado no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo.
O evento é realizado pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) e tem o objetivo de homenagear personalidades físicas e jurídicas que atuam na defesa da pessoa com deficiência. Durante o evento também foi lançada a “Cartilha Orientativa – Programa de Autogestão e Autodefensoria”, um material estruturado com o objetivo de fortalecer o programa de Autogestão e Autodefensoria nas Apaes, destacando pontos fundamentais para a pessoa com deficiência intelectual como: a eliminação de rótulos, o respeito à identidade própria, a autonomia e participação e a defesa dos seus próprios direitos.
Entre os homenageados estão a pedagoga Sabina Joanna Berger Uliana, nascida em Santa Maria de Jetibá, fundadora da Apae no município e primeira professora pomerana do Espírito Santo e a professora Marlene Felisberto Fiorot (em memória), que atuou na profissão por 30 anos e participou ativamente da fundação da Pestalozzi de Linhares e da criação da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo.