Já está disponível, no site da Apae Brasil, a versão digital da revista comemorativa dos 20 anos do Programa de Autogestão e Autodefensoria da organização. O lançamento ocorreu no dia 29 de julho, durante a live que celebrou a criação da iniciativa.
O editorial, intitulado “Autodefensoria 20 anos – Apae Brasil”, reúne depoimentos e experiências que prometem emocionar os leitores. São relatos de pessoas com deficiência que se envolveram com o programa e tiveram suas vidas transformadas.
A publicação também apresenta uma linha do tempo com o histórico e as principais conquistas obtidas ao longo deste período. É possível conhecer a construção da iniciativa desde 2001, com fotos dos primeiros Fóruns de Autodefensores realizados, e o início das discussões do Programa.
Para o atual Autodefensor Nacional, Francisco Matos Além, a revista é uma forma de homenagear todos aqueles que trabalharam para que hoje ele, e os outros autodefensores, vivessem este momento. “Estamos muito felizes com a revista. Com a ajuda da tecnologia podemos mostrar que as pessoas com deficiência estão sendo valorizadas, fazendo a diferença e derrubando barreiras.”
“Ao longo dos anos, vimos, de maneira cada vez mais expressiva, a importância de promover o protagonismo da pessoa com deficiência. É uma alegria compartilhar essa trajetória com toda a sociedade”, conta o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi.
A Coordenadora Nacional de Autogestão e Autodefensoria, Jaqueline Pilger, diz que a revista pretende resgatar a história de 20 anos do Programa e celebrar as conquistas e avanços obtidos ao longo desta trajetória. “É uma história feita por muitas mãos e que tem se fortalecido ao longo dos anos na busca pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência,” e completa, “esperamos que esta publicação colabore com o desenvolvimento do Programa em todas unidades e garanta o protagonismo das pessoas com deficiência.”
A iniciativa, criada em 2001, tinha como finalidade fomentar a participação da pessoa com deficiência no cotidiano das unidades das Apaes e nas deliberações políticas e estratégicas. Atualmente, a organização conta com 25 casais de Autodefensores eleitos para representar as pessoas com deficiência do seu estado dentro da Federação. Autodefensoria está prevista e registrada no Estatuto das Apaes e, portanto, deve ocorrer em todas as unidades.