No último mês de junho, as coordenadoras estaduais de Assistência Social e de Trabalho, Emprego e Renda, juntamente com as respectivas assessoras nacionais do tema, estiveram reunidas para tratar do fortalecimento da rede Apae em suas ações de inclusão no mundo do trabalho. Foi reforçada durante a reunião a meta de fortalecer esta área dentro das unidades Apae, de forma a alinhar-se com os objetivos e articulações da Apae Brasil, que está buscando parcerias com empresas em todo Brasil para oportunizar vagas aos nossos usuários.
Na oportunidade, foi apresentado o programa Emprega Apae pelas assessoras Nacional de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, e a assessora nacional de Inclusão no Mundo do Trabalho, Iracema Aparecida dos Santos Ferreira. O objetivo da iniciativa é incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, por meio de equipe capacitada na metodologia de Emprego Apoiado. Desta maneira, é oferecido suporte às empresas em todas as etapas da contratação das pessoas com deficiência, cumprindo assim integralmente a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91, mais especificamente no artigo 93).
O programa Emprega Apae atende ao disposto na Resolução CNAS nº 33/2011, possibilitando o referenciamento do programa de promoção, inclusão e integração no mundo do trabalho, ofertado pelas Apaes, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse referenciamento se dá por meio do credenciamento nos Conselhos Municipais de Assistência Social e no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), bem como, para certificação de entidades de fins filantrópicos (CEBAS).