O presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, apresentou a toda a Rede Apae, nesta terça-feira (2), a logo e o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, a ser realizada no período de 21 a 28 de agosto: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma grande mobilização da Rede Apae que tem o objetivo de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.
Realizada há décadas pela Apae Brasil, a Semana Nacional entrou no calendário oficial do país ao ser instituída pela Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, sancionada após aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 185/2015. O PLC é de autoria do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que é membro do Conselho Consultivo da Apae Brasil.
O tema deste ano - Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas - é o mesmo adotado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. Segundo deliberação da Diretoria Executiva da Apae Brasil, o reforço do tema é fundamental para a reafirmação da importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação, de reabilitação e demais setores, como na gestão das Apaes. Além disso, a adoção do mesmo tema foi decidida pela Diretoria Executiva pelo fato de que ainda há muito a se avançar nas propostas e estratégias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A Apae Brasil elaborou um Texto Norteador sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 e um conjunto de estratégias a serem seguidas pelas 2.213 Apaes e Coirmãs nas mobilizações que ocorrerão em todas as regiões do país. Esses dois documentos estão acessíveis pelo seguinte link no site da Apae Brasil: