Em cerimônia realizada pela Presidência da República nesta quinta feira (24/08), o atleta paralímpico Yohansson Nascimento, representando a delegação brasileira das Paralímpiadas Rio 2016, foi o escolhido para acender a tocha que simboliza o espírito dos Jogos, que foi repassada pelas mãos do presidente em exercício Michel Temer.
Esse gesto marcou o início do revezamento da tocha paralímpica, que a partir de 1º de setembro vai percorrer as regiões do Brasil. A expectativa é que mais de 700 pessoas carreguem a tocha durante sua passagem pelos estados brasileiros, até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro, abertura oficial do evento.
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e uma delegação de atletas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Distrito Federal, estiveram presentes na cerimônia no Palácio do Planalto, reforçando o compromisso do movimento apaeano com o paradesporto, externando na conversa com os convidados a importância do revezamento da tocha como uma campanha que provoca a sociedade a pensar melhores condições de acesso para as pessoas com deficiência nos espaços de práticas esportivas em todo o país, além de mostrar a pessoa com deficiência a partir das suas potencialidades, afastando o estima da incapacidade, que muitas vezes ainda está inserida na opinião coletiva.
Moisés Bauer, presidente do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD), do qual a Fenapaes faz parte, também esteve presente na Cerimônia. Ele destacou em conversas a relevância das organizações do Comitê na formação de base dos atletas paralímpicos. Muitos atletas de base estavam presentes. Participaram com olhares curiosos e muitos aplausos, especialmente para Yohansson e para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
Em seu discurso, Andrew elogiou o espírito de superação dos atletas, e comemorou o aumento da procura pelos ingressos da competição. Ele disse que apenas na quarta-feira (23), foram vendidos mais 140 mil ingressos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, recorde até aqui.
Nos discursos, os agradecimentos também foram direcionados a Roseane Cavalcante de Freitas, a ‘Rosinha da Adefal’, ex-atleta e atual Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania, que também esteve presente no evento.
O alagoano Yohansson Nascimento, que ascendeu a tocha, é velocista biamputado e foi medalhista nas duas últimas edições dos Jogos. Ele afirmou que os atletas brasileiros estão preparados para atingir a meta de ficar entre os cinco melhores do mundo, e que vão deixar a população orgulhosa.