O trabalho desenvolvido pelas Apaes foi destaque no primeiro dia de trabalho do 15ª congresso mundial promovido pela Iassidd (International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities), que está sendo realizado na cidade de Melbourne, na Austrália.
O evento reúne pesquisadores do mundo todo, dedicados ao tema do desenvolvimento humano e deficiência. O Brasil e as Apaes estão representados pela participação da Diretora de Assuntos Internacionais da Fenapaes, Rosane Teresinha Jhanke e a Coordenadora de Educação, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira.
A comitiva brasileira apresentou pesquisa realizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a University of Kent (Reino Unido) sobre Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual, a partir da avaliação da sua rede de socialização e posterior intervenção através do uso da escala At Home in the Community Scale (Collins & McConkey 2007) measured atitudes towads social inclusion.
A apresentação no Congresso mostrou os dados da pesquisa piloto realizada na Apae de Brasília com 48 pessoas com deficiência intelectual, 24 homens e 24 mulheres. Dessas, 24 eram atendidas somente nos Centros Dia e outras 24 estavam inseridas no mercado de trabalho. A pesquisa ainda envolveu uma equipe de 15 pessoas sem deficiência, 5 profissionais, 5 apoios e 5 voluntários. Responsáveis por aplicar o The Social Network Guide (Forrester-Jones et al. 2006; 2012) para o mapeamento da rede social dos indivíduos com deficiência intelectual.