Em nome da Federação das Apaes do Estado do Paraná, a presidente Neuza Soares de Sá e o vice-presidente Pedro Paulo Bazana, cumprimentam a Apae de Ibiporã pela comemoração dos seus 48 anos de atuação em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Neste dia tão significativo, não podemos esquecer daquele que foi o pioneiro da Educação Especial no Paraná: doutor Justino Alves Pereira.
Orgulhosamente, também devemos celebrar nesta data tão expressiva, o cidadão emérito da cidade de Ibiporã, considerado com louvor como a constituição do Movimento Apaeano. Portanto, queremos destacar com emoção que, ao longo destes 48 anos de percurso, a história da Apae de Ibiporã está estritamente ligada aos 50 anos de militância do grande médico, pai e cidadão, doutor Justino Alves Pereira.
Saudosamente, lembramos que a Apae de Ibiporã foi fundada por ele, quando então deputado federal, no dia 13 de julho de 1968. Foi uma forma desse grande homem presentear a cidade que escolheu para viver, com a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã. Na época, a Escola para Crianças Excepcionais João XXIII da localidade, oferecia atendimento especializado para seis alunos.
Voltamos então no tempo, ao ano de 1972. Com a extinção do Ensino Regular no prédio que abrigava a referida escola, suas dependências foram colocadas à disposição do Ensino Especial. Já no ano seguinte, o espaço foi transformado no Instituto Nossa Senhora Imaculada de Ibiporã. Mas, por acreditar nas possibilidades da Educação Especial, a Apae, fundada há quatro anos pelo doutor Justino, assumiu a manutenção do instituto, que passou a atuar com o nome de Escola João XXIII da Apae de Ibiporã. Lembramos ainda que em 1983, a escola mudou para sua sede própria, um terreno rural doado pelo Governo do Estado, local onde permanece até os dias de hoje.
E, por que relembrarmos alguns recortes dessa história de conquistas? Porque reconhecemos a importância da Apae de Ibiporã como promotora de um atendimento de qualidade, voltado à inclusão e à cidadania. São esses os verdadeiros reflexos de um passado de luta e dedicação e, sem dúvida, vislumbrando um futuro de grandes realizações.
Celebrando a memória do saudoso doutor Justino Alves Pereira, nós da Federação das Apaes do Estado do Paraná podemos dizer com toda a convicção: parabéns Apae de Ibiporã.