O Corporate Service Corps (CSC), um programa de Cidadania Corporativa da IBM, concluiu nesta quinta-feira (19/05) o trabalho de consultoria que realizou durante quase um mês dentro da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES). Durante a tarde foi realizado um encontro no auditório do Parque Botânico da Vale, em Vitória, em que todos os 12 consultores e as instituições participantes puderam avaliar os resultados obtidos.
Desde o dia 25 de abril, três consultoras da empresa - enviadas da Romênia, Reino Unido e China – conheceram o trabalho desenvolvido, fizeram pesquisa de campo visitando várias Apaes do Estado, realizaram a análise dos processos e reuniões com os parceiros da Federação nas áreas de Assessoria de Comunicação e Captação de Recursos.
Alexandra Asanache (Romênia), Jenna Goldstein (Reino Unido) e Yan Hou (China) entregaram um plano de comunicação para a Feapaes-ES que propõe uma série de medidas que têm como objetivo aprimorar a comunicação da Federação com o público externo, ampliando o diálogo com a sociedade, empresas e poder público, disseminando a nova proposta de valores da Federação. Algumas ações propostas já começaram a ser executadas e serão percebidas no site e no Facebook da Feapaes-ES que passam a utilizar outra abordagem nos conteúdos disponibilizados.
Foco
Toda a ação teve como foco a promoção e articulação de ações na área da comunicação que contribuam na defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual.
O presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, agradeceu o trabalho realizado pelas consultoras e ressaltou o comprometimento apresentado pela equipe no trabalho de campo, entrevistas e empenho em conhecer a realidade das Apaes do Estado. Ele lembrou, ainda, que ficou emocionado ao ter acesso à percepção do olhar de quem não conhecia o trabalho e entregou propostas importantes e executáveis para o avanço do trabalho das instituições.
Além da Feapaes-ES, as instituições Espírito Santo em Ação, Ateliê de Ideias e Instituto Sindimicro receberam três consultores cada que desenvolveram projetos em diversas áreas.