Sabe por que é tão importante responder a Pesquisa Nacional da Rede Apae?
É para contribuir com a eficiência do planejamento e execução de ações na defesa e articulação de políticas públicas e melhoria do atendimento prestado às pessoas com deficiência que frequentam as Apaes. E a falta de dados estatísticos prejudica tal atuação.
Por exemplo, faltam informações concretas sobre complexidade, idade, estrutura de atendimento disponível e programas oferecidos por cada uma das Apaes, o que torna difícil a atuação junto aos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Saúde, Educação, Trabalho etc.
Isso porque mais da metade das Apaes ainda não responderam a Pesquisa Nacional. Até o momento, apenas 962 preencheram o questionário. Faltam as respostas de 1185 filiadas.
Mas para pleitear recursos e parcerias para melhorar o atendimento às pessoas com deficiência, é fundamental conhecer a realidade de cada uma das Apaes. Com dados concretos e organizados, será possível ter argumentos mais precisos e seguros, inclusive no que diz respeito a debates sobre formulações e alterações de leis.
Por isso a Fenapaes solicita um esforço de todos os dirigentes das Apaes de todos os estados para que respondam a pesquisa o mais breve possível. O sistema da pesquisa continua aberto e as orientações para o preenchimento estão disponíveis no site da Fenapaes. Para responder a pesquisa clique aqui.