Na última quarta-feira (14), a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) esteve presente na audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que teve por objetivo discutir a qualidade das políticas da educação especial no Brasil.
Para o debate foram convidadas pesquisadoras de referência no Brasil;Dra. Enicéia Gonçalves Mendes, Profa. Dra. Rosita Edler Carvalho, Profa. Dra. Rosana Glat e Dra. Maria Aparecida Andrés Ribeiro.
De forma comum, todas se manifestaram com preocupação a cerca da qualidade da educação inclusiva ofertada. Foram divulgados diversos dados e pesquisas qualitativas atuais que revelam graves problemas estruturais e conceituais da educação prestada às pessoas com deficiência dentro das salas e classes comuns do ensino regular. Assim, foram apontados alguns encaminhamentos sobre o futuro da educação inclusiva para solucionar seus problemas complexos.
Ficou clara a função essencial das organizações da sociedade civil, como as Apaes, que têm nos processos de formação e de estruturação de redes de apoio ao aprendizado da pessoa com deficiência, dada as dificuldades da rede de escolas públicas, mesmo em estruturar programas de atendimento educacional especializado.
Você pode acessar o vídeo completo da audiência clicando no link abaixo.
Na mesma audiência, foi informado que a Câmara Federal, disponibilizou o relatório de monitoramento da implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil. O relatório foi construído em reunião realizada nos dias 25 e 26 de agosto, realizada no Comitê sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas.
Para ter acesso a integra do relatório clique abaixo.