Aos(Às) Senhores(as) Presidentes das Federações Estaduais das Apaes, da Apae de Boa Vista/RR e das Apaes.
Prezados(as) Amigos(as),
Informamos que a coleta da primeira etapa da coleta do Censo Escolar 2024 (Matrícula Inicial) começou no dia 29 de maio. Nessa etapa,o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP coleta informações sobre as escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula no Sistema Educacenso.
O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Seguem, abaixo, as informações para preenchimento do Censo Escolar 2024. Não deixem para a última hora!
Censo Escolar 2024 | Início da 1ª etapa
A primeira etapa da coleta do Censo Escolar 2024 (Matrícula Inicial) começa nesta quarta-feira, 29 de maio. Nessa etapa são coletadas informações sobre escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula no Sistema Educacenso.
Confira abaixo as principais datas do cronograma da coleta:
Para o preenchimento das informações no Sistema Educacenso, é necessário se basear em registros administrativos que comprovem a veracidade das informações declaradas, tais como: fichas de matrícula, frequência escolar (diários de classe), fichas cadastrais dos profissionais, documentação dos gestores, dos alunos e dos profissionais escolares.
É importante que os diários de classe estejam disponíveis na escola e atualizados de acordo com a frequência dos alunos. Inclusive os das turmas de atividade complementar, atendimento educacional especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As escolas e redes de ensino que possuem sistemas eletrônicos de registro de matrícula e controle de frequência poderão declarar os dados ao Censo Escolar por meio da migração de dados para o Sistema Educacenso. Nesse caso, as secretarias de educação municipais e estaduais repassam às escolas orientações específicas.
Para mais informações, confira os materiais orientadores do Censo Escolar 2024.
Confira o portal gov.br/inep e siga nossas redes sociais!