Ações colaborativas na educação infantil de crianças com deficiência intelectual
Instituições parceiras:UFSM e UFPR
Coordenadores da pesquisa: Sabrina Fernandes de Castro e Iasmin Zanchi Boueri
Data de início da pesquisa: Janeiro de 2023
Previsão de término da pesquisa: Fevereiro de 2025
Fase atual da pesquisa: Esta pesquisa faz parte de um projeto guarda-chuva em parceria com a UFSM e UFPR. Aguardando o término da pesquisa “Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e Adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil” para dar início a esta.
Pesquisadores envolvidos: 02
Objetivo (s) da pesquisa:
Auxiliar profissionais da Educação Especial e Educação Infantil no processo avaliativo de comportamentos adaptativos de crianças com deficiência intelectual; Propiciar subsídios para elaboração de planos educacionais individualizados condizentes com as necessidades de desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual que poderão ser desenvolvidas em sala de recursos das escolas ou em instituições especiais; Implementar e avaliar planos educacionais individualizados junto a crianças com deficiência intelectual; Propiciar o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais de crianças não verbais com deficiência intelectual por meio da Comunicação Aumentativa Alternativa; Elaborar, implementar e avaliar programas de formação docente continuada com temas variados junto a professores e coordenadores pedagógicos.
Metodologia de pesquisa:
Contato com as escolas interessadas; Levantamento de demandas junto as entidades participantes; Elaboração dos planos de ação específicos para demanda de cada escola participante – os temas podem variar a depender das necessidades dos alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Implementação dos planos de ação específicos junto a alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Avaliação dos planos de ação específicos; Avaliação social junto aos participantes das ações realizadas.
Resultados esperados
Com a implementação de ações colaborativas tanto o ensino regular e a educação especial terão subsídios para oferecer sugestões e auxílio ao professor, planejando ações educativas em conjunto que corroborem com a escolarização dos estudantes com deficiência intelectual.